RCN de 20 a 22/5/2022: Setorial de Saúde e Segurança

  • Facebook
  • Twitter

Realizado dia18/05/2022, às 19h (online)

Participantes: Base do ANDES Pará, APOESP SUBSEDE Itapecerica da Serra -Oposição Unidos pra Lutar, ALIMENTAÇÃO São José dos campos, Metabase Congonhas METALÚRGICOS São José dos Campos, São João Del Rey, Itajubá/Paraisópolis.

A reunião começou com o informe das categorias, problema de com a suade mental em várias categorias, LER/DORT, assédio moral, e mortes por covid, suicídios.

 

- Balanço do Dia 28 de abril (dia Mundial em Memória às vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais

O Balanço das atividades foi positivo. Várias várias entidades realizaram ações relacionadas com a data, atendendo ao pedido do setorial. Com panfletagens com o Boletim feito pelo Setorial ou jornal das entidades sobre o tema, assembleias e falas nos locais de trabalho, postagens nas mídias sociais, debates e live. E mostrando também o Internacionalismo uma vez que é uma data mundial.

 

Trabalho home office

Foi debatido o problema do trabalho em home office, uma vez que mesmo tendo diminuído a pandemia muitos setores continuaram com essa prática. E neste caso a maioria desses trabalhadores tem que arcar do próprio bolso a internet, computador ou notebook ou celular, mobiliário e por estar "em casa sozinho" fica mais exposto as pressões e assédio moral das chefias. Sem dizer na precarização do trabalho e pior condições de trabalho situação estes mais agravantes sobres os trabalhadores. E este trabalhador fica “meio deslocado” da categoria.

 

Mudanças das NR's 

Foram debatidas as mudanças nas Normas Reguladoras que, como foi falado pelo ex ministro Salles “aproveitar para passar a boiada”, estas mudanças estão valendo desde janeiro e trazem ataques profundos à classe trabalhadora, como na NR’1. As empresas já vêm fazendo as mudanças e transformando os laudos de PPRA, PCMSO, LTCAT pelas normas do PGR, com isto até as leituras dos mapas de riscos que identificam os riscos ambientais têm sido alteradas para pior. Estas mudanças vêm para legitimar a precarização dos locais de trabalho e saúde e segurança dos trabalhadores.

 

Encaminhamentos

Como conclusão das discussões acima, o Setorial propõe que na próxima reunião da Coordenação nacional tenha uma “mesa” para que seja debatido o home office e suas consequências desde a saúde do trabalhador, como também a organização do mesmo nas lutas das categorias. Também as Mudanças das NR’s e suas consequências nos locais de trabalho, na saúde e organização do trabalhador.

 

# Apoio à greve dos trabalhadores do INSS

# Apoio à greve do Sintrajud nacional

# Apoio à luta dos trabalhadores da CSN

# Apoio à luta dos trabalhadores da Caoa Chery

# Apoio ao piso nacional dos enfermeiros(as)

Rua Boa Vista, 76 – 11° andar CEP: 01014-000 - Centro - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3107-7984 - secretaria@cspconlutas.org.br
© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp