RCN de 17 a 18/09/2022: Setorial Internacional

  • Facebook
  • Twitter

Realizado dia: 12/09/22 – 17h00 (Plataforma Zoom)

O Setorial Internacional teve como ponto único a campanha de solidariedade à resistência dos trabalhadores na Ucrânia.

Companheiro Fabinho relatou as discussões que estão ocorrendo na construção de um segundo comboio de ajuda operária chamado pela Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas.

A invasão russa tem causado muito sofrimento ao povo ucraniano com desabastecimento e inflação de produtos básicos, altos níveis de desemprego, crise de refugiados, destruição de infraestrutura e baixas no front. No entanto há 7 semanas as forças russas não conseguem avançar e, ao contrário, na última semana o exército ucraniano e as forças territoriais de defesa conseguiram um importante avanço nos territórios ucranianos a nordeste do país, entre a cidade de Kharkiv e a fronteira russa, que haviam sido tomados pelos invasores no início da guerra.

A Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas definiu em seu 4o Encontro em Dijon enviar um comboio de ajuda operária para expressar nossa solidariedade com a classe operária ucraniana. Entregamos ao sindicato dos mineiros e metalúrgicos de Krivyi Rih 800 quilos em ajuda humanitária e realizamos uma conferência sobre a guerra no dia 1 de maio na cidade de Lvyv. A proposta é realizar um segundo comboio no final de setembro / início de outubro com o mesmo objetivo: construir solidariedade de classe operária para classe operária com a participação da CSP-Conlutas, Solidaires da França, IP da Polônia, ADL-Cobas da Itália, Emancipación da França, Cobas do Estado Espanhol, um sindicalista britânico e o Grupo Primeiro de Maio da Lituânia.

Para garantir nossa participação, é importante acelerar a arrecadação de fundos junto a organizações sindicais e populares.

A realização deste segundo comboio representa uma ação concreta de solidariedade internacional e uma das principais atividades internacionalistas que a Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas já realizou em dez anos de existência.

Os relatos deste segundo comboio serão veiculados em várias línguas no novo sítio que a Rede Sindical Internacional recém lançou.

Também foi lembrado sobre o lançamento do novo site da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas que foi impulsionado pela imprensa da nossa central. O novo site já está no ar.

Rua Boa Vista, 76 – 11° andar CEP: 01014-000 - Centro - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3107-7984 - secretaria@cspconlutas.org.br
© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp