Ajude o terceiro Comboio de Ajuda Operaria à Ucrânia

Ajude o terceiro Comboio de Ajuda Operaria à Ucrânia

Em 2022, organizações sindicais independentes do Brasil, França, Espanha, Itália, Reino Unido, Lituânia e Polônia organizaram dois comboios de ajuda operária à Ucrânia

  • Facebook
  • Twitter

Na segunda quinzena de junho de 2023, a Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas (ILNSS) está organizando o 3º Comboio de Ajuda Operária à Ucrânia.

Durante o comboio, os bens necessários serão entregues a diferentes sindicatos e diferentes grupos sociais e profissionais: os estudantes em Lviv, os professores em Kropyvnytskyi, os mineiros e metalúrgicos em Kryvyi Rih e os ferroviários em Kiev.

Em 2022, organizações sindicais independentes do Brasil, França, Espanha, Itália, Reino Unido, Lituânia e Polônia organizaram dois comboios de ajuda operária à Ucrânia. Os comboios forneceram suprimentos técnicos e médicos solicitados pelos membros da resistência operária em Kryvyi Rih: geradores de energia, walkie-talkies, kits de primeiros socorros, sacos de dormir, roupas térmicas, ferramentas, lanternas, bandagens e alimentos. Cada comboio foi acompanhado por delegações internacionais e se constituiu em uma oportunidade para conhecer pessoalmente nossos camaradas ucranianos, conhecer a situação no local e fortalecer nossa cooperação.

Kryvyi Rih é um centro de mineração de minério de ferro e processamento de aço de importância global. É também um reduto da militância da classe trabalhadora. Ao longo da história, independentemente dos sistemas políticos (Rússia czarista, União Soviética e Ucrânia independente), os trabalhadores de Kryvyi Rih participaram das lutas revolucionárias e sociais. Desde a década de 1990, a cidade enfrenta regularmente greves e protestos - o último ocorreu em 2021. O mês de Junho de 2023 também marca o 60º aniversário do levante popular de 1963, quando a classe trabalhadora entrou em confronto com a polícia e o exército, ocupando prédios públicos, buscando criar os comitês de base. A revolta foi reprimida pelas autoridades soviéticas e, como tal, aparece como uma parte importante e não contada da história local.

Nos últimos 15 meses, Putin tem travado uma guerra em grande escala contra a Ucrânia. Mísseis russos e projéteis de artilharia trazem morte e destruição. Em resposta, a classe trabalhadora ucraniana está lutando com armas em suas mãos. Enquanto isso, as autoridades ucranianas estão aproveitando a guerra e a lei marcial para implementar cada vez mais reformas antissindicais e antissociais. As autoridades ucranianas incentivam as empresas internacionais a investir na Ucrânia, prometendo-lhes lucros significativos. Estas são as políticas que transformam o povo ucraniano em mão de obra barata, a terra ucraniana em mercadoria e a infraestrutura ucraniana em uma grande zona econômica especial.

Ao mesmo tempo, milhares de trabalhadores, inclusive sindicalistas, lutam na linha de frente. É principalmente a classe trabalhadora que está lutando contra os invasores. Isso lança uma nova luz sobre o papel que os sindicatos estão desempenhando na guerra e que desempenharão na reconstrução pós-guerra. Isso pode ter grandes implicações para a classe trabalhadora em toda a Europa e além. É do interesse dos trabalhadores em todo o mundo que seus irmãos e irmãs ucranianos derrotem o exército invasor, sobrevivam à guerra e continuem sua luta por justiça social.

Nos últimos meses, houve vários protestos liderados por estudantes em relação a questões sociais na Ucrânia. Um grande número de estudantes foi forçado a fugir de suas casas e universidades e se mudar para outras cidades sem recursos ou abrigo. Eles sofreram perdas de entes queridos, amigos e colegas devido a bombardeios, e algumas de suas universidades foram destruídas. Como resultado, eles vivem atualmente em um estado de constante tensão e imprevisibilidade. Devido aos cortes orçamentários e vários golpes, as universidades menos lucrativas e seus dormitórios, que muitas vezes abrigam estudantes deslocados, são fechados. A forma como o financiamento é distribuído entre as universidades não é clara e há suspeitas de corrupção dentro do Ministério da Educação -  recentemente o Ministro da Educação renunciou ao cargo.

A decisão de enviar o 3º Comboio de Ajuda Operária à Ucrânia foi tomada como resultado de nossa cooperação com sindicalistas e ativistas ucranianos. Visa fortalecer a resistência da classe trabalhadora contra a invasão imperialista russa e as reformas antissindicais e antissociais do governo ucraniano durante a guerra. Levamos o auxílio solicitado diretamente a quem precisa e planejamos nossas ações em conjunto.

Após 15 meses de guerra, os trabalhadores ucranianos (os que estão nas trincheiras e os que estão em suas cidades natais) ainda precisam de equipamentos técnicos (geradores de energia, drones, fontes de alimentação, repetidores GSM) e equipamentos de acampamento (sacos de dormir, colchões, barracas). Eles também precisam de solidariedade internacional em sua luta contra o agravamento das condições de vida.

O comboio de Ajuda Operária à Ucrânia não se trata apenas de fornecer os bens necessários. Trata-se também de expressar solidariedade direta com nossos irmãos e irmãs ucranianos e conectar diferentes lutas em nível global.

Nossas reivindicações:
- Solidariedade com a resistência popular, armada e desarmada, da Ucrânia contra a agressão russa!
- Abaixo as reformas anti-sociais durante e depois da guerra!
- Pelo cancelamento da dívida externa ucraniana!
- Por uma reconstrução no pós-guerra para atender as necessidades da classe trabalhadora e não os lucros privados!
- Pelo confisco dos bens e propriedades na Ucrânia de todos os patrocinadores capitalistas do regime antipopular de Putin!

COMO AJUDAR:
Doações em dinheiro podem ser feitas para a conta da CSP-Conlutas – Banco do Brasil Agência: 3520-3, Conta Corrente: 26261-7 - CNPJ 07.887.926/0013-23 ou por PIX: financeiro@cspconlutas.org.br

Serão informados os valores recebidos, assim como todo o trabalho que o 3º Comboio de Ajuda Operária à Ucrânia realizar.

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp