RCN começa nesta sexta (2). Em debate, as lutas e a necessidade da independência de classe

RCN começa nesta sexta (2). Em debate, as lutas e a necessidade da independência de classe

  • Facebook
  • Twitter

A reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas acontece nesta semana, de 2 a 4 de junho, com uma programação que irá debater as lutas da classe trabalhadora e os desafios para fortalecer a organização e as defesas das reivindicações.

Em debate, temas como a crise capitalista e as mudanças no mundo do trabalho; a luta contra as privatizações e a defesa da estatização; as mobilizações em curso no país; a busca por memória, verdade, justiça e reparação pelos crimes da ditadura e a luta contra a LGBTfobia.

A organização do 5° Congresso da CSP-Conlutas também terá destaque nesta reunião.

Na sexta (2), a programação começa com a tradicional mesa de setores em luta. Aos seis meses do governo Lula-Alckmin, a luta contra as privatizações e em defesa da estatização marca várias mobilizações em curso, e teremos representantes dos metroviários, petroleiros, metalúrgicos e trabalhadores da Educação para falar sobre o tema.

Ainda na sexta-feira, teremos o painel “A crise do capitalismo, os ataques e mudanças no mundo do trabalho” que irá discutir a necessidade dos instrumentos de luta e de independência de classe para defender a classe trabalhadora, com a participação de profissionais e estudiosos sobre o tema.

O tema da luta contra os crimes da ditadura fechará o primeiro dia da reunião.

O sábado (3) começará com a mesa que vai apresentar posições sobre a conjuntura e, na sequência, a tradicional abertura para as intervenções do plenário. Na parte da tarde, haverá discussão sobre a preparação do 5° Congresso da CSP-Coonlutas, seguida por uma oficina sobre mídias sociais.

No domingo, a reunião começará com um painel sobre a luta contra a LGBTfobia, abrindo o mês que traz reflexões sobre esse tema, e segue com a tradicional votação das resoluções, moções e relatórios dos setoriais.

Confira a íntegra da programação:

Sexta feira, 2 de junho de 2023

 9h30h às 12h30 – Debate contra as privatizações, PPPs e em defesa da estatização

Com representações de Metroviários de SP, RS e MG; petroleiros, Avibras e Educação

(10 min de abertura e 5 de fechamento para cada expositor e 15 falas de 3 min do Plenário)

● 12h30 às 14h – Almoço

● 14h às 17h – Painel “A crise do capitalismo, os ataques e as mudanças no mundo do trabalho. A necessidade dos instrumentos de luta e da independência de classe”

Com Marcus Orione, jurista e professor da USP, Camila Gibin, Assistente Social e integrante do Luta Popular e Jorge Luiz Souto Maior, jurista e professor da USP

(20 min de abertura para cada expositor e 7 de fechamento e 15 falas de três minutos do Plenário)

● 17h às 18h – Painel “A relação de empresas com militares durante a ditadura brasileira”

Sebastiao Neto (IIEP), Luci Praun (Caso Petrobras), Miriam Lázaro (Caso Embraer), Gilberto Gomes (Paranapanema/Indígenas) e Pablo Llonto (Advogado Direitos Humanos - Argentina).

 

Sábado 3 de junho 2023

● 9h às 15h30 - Análise e debate de Conjuntura

(4 falas de membros da SEN - 15 min cada, mais uma fala de 10 min do MRT). Fechamento: 7 minutos para cada) + (30 falas de 4 minutos do plenário)

● 12h30 às 14h – Almoço

● 14h às 15h30 - Análise e debate de Conjuntura (continuação)

● 15h30 às 17h30 - Debate e encaminhamentos sobre o 5° Congresso da CSP-Conlutas

(Apresentação 20 minutos e 10 de fechamento + 15 falas de 3 minutos do plenário)

● 17h30 às 18h30 – Oficina: O uso das mídias sociais na organização dos trabalhadores e nas lutas

Com Herbert Claros, diretor do Sindmetal-SJC

Reuniões dos Setoriais que não reuniram previamente à RCN

 

Domingo, 4 de junho 2023

● 9h30 às 13h – Painel sobre o mês do orgulho LGBT

Votação dos relatórios dos Setoriais, Resoluções e Moções

 

Inscrições, finanças e reuniões dos setoriais

Termina nesta terça-feira (30), o prazo para as inscrições dos Delegados/Representantes, que devem ser feitas através do formulário virtual no link: https://forms.gle/GBiNpczNjvDsLRnS6.

As entidades filiadas devem cadastrar os seus representantes neste formulário e enviar a ata de eleição dos representantes para: secretaria@cspconlutas.org.br

 O prazo para os setoriais se reunirem também encerra nesta terça (30).  Os relatórios devem ser enviados, via whatsapp, até o dia 31 para Mané Bahia: (11) 991663455 ou pelo e-mail: assessoria@cspconlutas.org.br.

Com o objetivo de estimular e facilitar a maior participação de entidades e movimentos filiados, a Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas aprovou uma resolução sobre os critérios de finanças.

Segundo a resolução aprovada, os movimentos populares (campo e cidade, quilombolas, indígenas), de luta contra as opressões, juventude, oposições e minorias deverão estar em dia com os pagamentos da anuidade até 2021, admitindo-se o pagamento de 50% da anuidade de 2022 para quem ainda não o fez.

Aos sindicatos e federações permitir-se o credenciamento de representantes, desde que estejam quites com a tesouraria da central até, no máximo, 2 (dois) meses antes da data de realização da Reunião de Coordenação Nacional, ou seja, correspondente ao mês de março/2023.

Confira todas as informações aqui.

 

 

 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp