Sintusp | Reitoria da USP quer demitir sumariamente funcionários dos navios

Sintusp | Reitoria da USP quer demitir sumariamente funcionários dos navios

  • Facebook
  • Twitter

A reitoria da USP está tentando concretizar um dos maiores absurdos de sua história, a demissão sumaria de 26 companheiros, lotados no IO, que prestam serviços nos seus dois navios de pesquisas oceanográficas, o Alpha Crucis e Alpha Delphini, incluindo os comandantes desses navios.

Ao tomar conhecimento dessa intenção absurda, o sindicato foi ao Porto de Santos, reuniu todos os funcionários ameaçados de demissão e juntos eles decidiram por ocupar os navios, para defender seus empregos e o patrimônio público (equipamentos de navegação e de pesquisa) instalado nos dois navios.

Durante anos, esses funcionários trabalharam em inúmeros projetos de pesquisa. O pagamento de seus salários, FGTS, Imposto de Renda, tudo é feito pela USP. Mas agora a universidade alega que eles não são funcionários!!! E, quando eles decidiram buscar o sindicato e reivindicar seus direitos a resposta o reitor Carlotti foi essa tentativa de demissão, de mais de dois terços dos funcionários lotados em ambos os navios. Os trabalhadores aquaviários não podem abandonar os navios, pois, além dessa alegação absurda da USP, correm o risco de perder o seu cadastramento na Marinha.

Diretor do IO informou que o salário de abril desses funcionários está em suspenso, pois reitor comunicou que não pagaria. Como o diretor disse em não concordar, o reitor pediu para ele fazer um pedido para a PG, que quase nunca é favorável aos trabalhadores. Por orientação do sindicato, ninguém assinou nada. Diante da recusa de todos em assinar o termo da própria demissão, o diretor informou que ninguém ali receberia o salário referente a abril e se retirou levando ao reitor a exigência de suspensão de todas as demissões.

Detalhe importante foi a informação de que os navios deverão permanecer fechados (?), enquanto a USP busca fechar contrato com uma empresa para operar o navio e seus equipamentos. Mais terceirização, mais dinheiro público para o setor privado, e quem garante que não está vindo por aí mais uma fundação, ou OS, de propriedade de algum grupo de burocratas universitários empresariais em busca de enriquecimento fácil, a exemplo do que querem fazer com as creches e o Parque Cientec; ou, a exemplo da FAEPA/HRAC, para falar de um fato já consumado.

Seja como for, caso consumadas as demissões pretendidas pelo reitor, estaremos diante de um precedente muito grave, que seria a demissão sumária de toda uma equipe de trabalhadores efetivos a fim da terceirização de suas funções.

Exigimos também, que se esclareça o porquê e de que forma funcionários com carteira assinada pela USP, que recebem seus salários pela USP, cujos holerites são emitidos em nome de unidade da USP (Instituto Oceanográfico), não seriam funcionários USP???

Que esta luta sirva de exemplo para todos(as) funcionários(as) da USP, pois o Marco Legal da Ciência irá transformar a universidade em canteiro das grandes empresas, e perderemos os empregos por causa do processo de terceirização.

 

Acesse a matéria original em: REITORIA DA USP QUER DEMITIR SUMARIAMENTE FUNCIONÁRIOS DOS NAVIOS

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp