Senador Marcos do Val revela mais uma tentativa golpista de Bolsonaro após derrota eleitoral

Senador Marcos do Val revela mais uma tentativa golpista de Bolsonaro após derrota eleitoral

  • Facebook
  • Twitter

Complô previa gravação de ministro do STF. Denúncia se soma a outras ações, como minuta de decreto golpista encontrada na casa de Anderson Torres

Os indícios do plano de Bolsonaro para dar um golpe após sua derrota nas eleições de outubro ganharam mais um fato nesta quarta-feira (1°). Em uma live nas redes sociais, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) revelou que Bolsonaro o pressionou a apoiar um plano para gravar uma conversa com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes com o objetivo de impedir a posse de Lula.

O senador, que sempre foi apoiador de Bolsonaro, concedeu uma entrevista à revista Veja em que detalha a realização de uma reunião em que estiveram presentes ele, o ex-presidente de ultradireita e o então deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que foi preso por ordem do STF nesta quinta-feira (leia mais abaixo).

Segundo do Val, Bolsonaro e Silveira lhe pediram para gravar de forma clandestina o ministro Alexandre de Moraes, que também é presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).  A ideia seria obter uma suposta declaração comprometedora que pudesse desmoralizar Moraes e impedir a posse de Lula. Ainda segundo o senador, o aparato de inteligência e escuta já estaria providenciado com apoio do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

À revista Veja, do Val apresentou prints de mensagens com Daniel Silveira. A proposta feita na reunião teria sido informada pelo senador ao ministro Alexandre de Moraes.

Senador anuncia renúncia, mas volta atrás

Em postagem nas redes, Marcos do Val chegou a anunciar que iria renunciar ao mandato de senador. Contudo, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, em meio à grande repercussão da denúncia e após receber ligações dos filhos do ex-presidente - o senador Flávio Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro-, do Val recuou da decisão.

 

 

Ele também passou a minimizar a participação de Bolsonaro na reunião que ocorreu no Palácio do Alvorada. Segundo ele, o plano todo teria sido de Daniel Silveira. Bolsonaro “não impediu” a proposta e disse que “esperaria a resposta” do senador.

Questionado, pela imprensa, se Bolsonaro estava correto em, na posição de presidente da República, participar de uma reunião sobre um plano para gravar um ministro do Supremo, Do Val respondeu: "Isso cabe a ele [Bolsonaro] não a mim. Eu fiz meu papel de não prevaricar e comuniquei o ministro", disse.

Daniel Silveira é preso

Um dia depois de perder o foro privilegiado ao não ter sido reeleito, Daniel Silveira foi preso nesta quinta-feira pela Polícia Federal no cumprimento de mandado expedido pelo STF.

Daniel foi preso por descumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. A PF apreendeu mais de R$ 270 mil em dinheiro vivo na residência de Silveira que chegou a ser preso no ano passado, mas recebeu um indulto de Bolsonaro.

Prisão para Bolsonaro, já!

A revelação de Marcos do Val se soma a outro recente episódio em que uma minuta de um decreto para instaurar estado de defesa no TSE e mudar o resultado das eleições de outubro foi encontrada na casa do ex-secretário de Segurança Pública e ex-ministro da Justiça Anderson Torres. Ele está preso por suspeita de omissão e conivência com os atos golpistas ocorridos em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro.

A CSP-Conlutas defende que sejam feitas investigações a fundo sobre os crimes cometidos por Bolsonaro, que passam não só pela tentativa de golpe, mas outros episódios como as políticas genocidas que aplicou em relação aos povos indígenas ou durante a pandemia, só para citar dois exemplos. Que haja punição exemplar, com prisão e confisco dos bens de todos os envolvidos. Sem qualquer anistia!

 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp