Campanha de solidariedade: é urgente ajuda ao povo Yanomami

Campanha de solidariedade: é urgente ajuda ao povo Yanomami

  • Facebook
  • Twitter

A CSP-Conlutas está promovendo campanha financeira para enviar alimentos e outros itens aos Yanomamis

A situação enfrentada pelo povo Yanomami é de total responsabilidade do Estado. Mas o descaso que se em que se deparavam era desumano: com fome, doenças, ataques violentos de garimpeiros, totalmente abandonados. Essa situação deplorável é de responsabilidade do governo Bolsonaro que ignorou 21 cartas de pedido de socorro, porque estimulava o garimpo ilegal e estava se lixando destruição da Amazônia em prol de interesses econômicos.

Solidariedade urgente

A CSP-Conlutas participa ativamente da campanha solidária ao povo Yanomami. Diante da situação crítica em que se encontram, a Central mantém contato com lideranças para ver a melhor forma de ajudar.

As preocupações são muitas. Desde comida para combater a forme, tratamento contra a desnutrição, como impedir a intensa propagação da malária e outras doenças.

Por isso, é urgente todo tipo de ajuda. “A unificação nunca foi tão urgente e necessária!”, afirma a liderança indígena Küna Yporã Tremembé, integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas.  

A CSP-Conlutas pretende agregar a essa mobilização em defesa da vida com uma campanha financeira para a compra de alimentos e itens necessários que são entregues em Boa Vista (RR) para serem levados pela FAB (Força Área Brasileira) à região.

A área onde se encontram os indígenas em situação de maior vulnerabilidade fica a 200 km de Boa Vista, mas há dificuldade e restrição de contato.

Por isso, a necessidade do esforço concentrado e de ações unitárias como já vem ocorrendo nacionalmente e na região. Em Roraima, a CSP-Conlutas e o CIR (Conselho Indigenista de Roraima) estão buscando atuar conjuntamente para potencializar iniciativas.

Yanomami: a desumana situação de miséria, doenças e morte em Roraima

Situação de emergência humanitária

A situação calamitosa pelo qual passava o povo Yanomami veio a público a ida de um equipe do Ministério da Saúde no último dia 16. Os profissionais se depararam com o que seria uma terra arrasada. A equipe diagnosticou, principalmente em idosos e crianças, desnutrição grave, inúmeros casos de malária, IRA (infecção respiratória aguda), diarreia, vermes e outros problemas. Total desassistência! 

Esse quadro motivou um decreto de Emergência de Saúde Pública no território na região da Serra Parima – coração do território Yanomami. Na sexta feira (20) foi instalada uma Sala de Situação para tratar da grave crise sanitária.

Em seguida, o Ministério dos Povos Indígenas divulgou que 99 crianças haviam morrido por desnutrição, pneumonia e diarreia em 2022. Também haviam sido confirmados 11.530 casos de malária e que pelo menos 570 crianças morrido nos últimos quatro anos pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome.

A situação é trágica. A luta do povo originário de nosso país em defesa da vida é uma luta de todas, todos e todes nós.

Conta bancária

Banco do Brasil

Ag 3520-3

C/c 26261-7

CNPJ 07.887.926/0013-23

Central Sindical e Popular Conlutas

Chave PIX: financeiro@cspconlutas.org.br

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp