Homenagem ao Centenário da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda

Homenagem ao Centenário da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda

  • Facebook
  • Twitter

Volta Redonda - 30 de novembro de 2022

Nesse ano de 2022, ano do Centenário da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda, vimos uma missa acolher trabalhadores demitidos pela CSN (Companhia Siderúrgica Naciona), após liderarem uma luta por melhores condições de trabalho e direitos no interior daquela fábrica.

Conduzida pelo bispo Dom Luiz Henrique e pelos padres Juarez Sampaio, vigário episcopal de Volta Redonda, e Monsenhor Padre Alercio Carvalho, naquela manhã, o ato confortou e alimentou de esperança os membros da Comissão de Trabalhadores que juntamente com a Oposição Metalúrgica do Sul Fluminense estiveram à frente dessa luta contra a ganância e a injustiça. A celebração também transmitia força e solidariedade a todas as demais vítimas do ato violento e antidemocrático desferido pela empresa aos mais de 200 trabalhadores e trabalhadoras dispensados ilegalmente.

Na sequência desses acontecimentos, fruto de uma luta de mais de uma década, os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos do Sul Fluminense elegeram uma nova direção para seu sindicato tendo os companheiros Edmar (Presidente) e Odair (Vice) a frente. A chapa foi apoiada pelas centrais Sindicais CSP-Conlutas e CTB e, tendo em vista impedimentos injustos, ainda não tomou posse.

Entre muitas atividades desenvolvidas na defesa do respeito a vontade livre e democrática da categoria, foi realizado um ato ecumênico e, mais uma vez, lá estava a Diocese presente e ao lado da democracia operária. É essa memória tão recente que traz viva a marca dessa Diocese que tem sua história traçada pela fé e também pelo seu engajamento no apoio às lutas sociais. Uma história de muitos momentos assim, afinal são 100 anos de missão.

Quando da trágica invasão do Exército Brasileiro a esta mesma usina, contra a greve de 1988, que assassinou a tiros os trabalhadores Wiliam, Walmir e Barroso, a Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda, com a liderança do nosso Bispo Emérito Dom Waldir Calheiro, colocou-se não só a frente, mas como parte ativa daquela resistência e mobilização em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, dos seus direitos e das liberdades democráticas tão duramente conquistadas na luta do povo brasileiro contra as atrocidades praticadas nos repugnantes e hediondos anos de chumbo do período da Ditadura Militar em nosso país.

Com esse histórico de apoio às lutas sociais ainda vivo no desenvolvimento de sua centenária missão de fé, cabe a nós organizações de classe rendermos à essa Diocese as nossas mais sinceras e humanas homenagens, bem como expressar a nossa gratidão pelos feitos.

Que se renovem a cada dia o espírito da fraternidade, da tolerância laica e da solidariedade de classe que podemos encontrar nas veias da caminhada histórica da Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda e que esses sentimentos e atitudes guiem a nossa sociedade até que um dia nenhum ser humano seja mais submetido à fome, a miséria, ao encarceramento injusto e sub-humano ou a qualquer forma de exploração e opressão. Que Sigamos firmes e juntos, até que vença a liberdade.

Parabéns!

CSP-Conlutas - Central Sindical e Popular do Sul Fluminense

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp