RCN de 17 a 18/09/2022: Todo apoio a luta dos trabalhadores da Mercedes-Benz contra mais de 3600 demissões

  • Facebook
  • Twitter

Os trabalhadores e trabalhadoras na Mercedes (São Bernardo/SP), diante do anúncio feito pela direção da fábrica em 6/9 último de que pretende demitir 2.200 trabalhadores diretos e 1.400 temporários, realizaram assembleia convocada pelo Sindicato e aprovaram por unanimidade protestar com um dia de paralisação da produção em 8/9. A diretoria da Mercedes abriu negociação, ainda em curso. Os trabalhadores aguardam apreensivos a proposta que vem da empresa.

Essa é uma importantíssima mobilização da categoria em resposta às mais de 3600 demissões anunciadas pela empresa, que busca terceirizar vários setores para diminuir os salários e principalmente aumentar os lucros. A Mercedes Brasil alega que a matriz não está contente com a taxa de retorno do investimento no Brasil e cobra melhores resultados, ou seja, querem que a classe trabalhadora pague essa conta e seja sacrificada para que os empresários continuem lucrando cada vez mais.

Essas demissões absurdas são também reflexos da Lei das Terceirizações, da Reforma Trabalhista e da Reforma da Previdência, ataques que aumentam a exploração e precarização dos trabalhadores, todos mantidos e aprofundados por Bolsonaro, e por um Estado em guerra contra os pobres e oprimidos. Os patrões, que na sua ganancia buscam aumento do lucro, não tem dó em lançar mais de 3600 famílias ao desemprego e instabilidade no meio da pior crise dos últimos tempos. Isso é mais uma demonstração de que o governo está realmente a serviço da burguesia. Basta!

A Central Sindical e Popular CSP-Conlutas e seus sindicatos, entidades e movimentos afiliados abaixo assinados se solidarizam com a luta contra o desemprego dos funcionários da Mercedes Benz no Brasil e conclamam pelo apoio incondicional das entidades sindicais e populares do nosso país e do mundo.

Rua Boa Vista, 76 – 11° andar CEP: 01014-000 - Centro - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3107-7984 - secretaria@cspconlutas.org.br
© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp