Educação

O Setorial da Educação, com importante representatividade na CSP-Conlutas, abarca fundamentalmente os setores públicos de ensino básico, fundamental, médio e superior; sem se abster da educação privada.   

Entre os princípios que norteiam a atuação do segmento estão a defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e laica; a independência de classe e frente aos governos e piso nacional para profissionais do setor - professores e funcionários.

Um segmento que enfrenta ataques constantes dos governos das três esferas, independentemente de ser de Frente Popular ou de ultradireita; federal, estadual ou municipal. 

Lutas nacionais como contra as reformas de Ensino, da Previdência Social e a privatização da Educação no Brasil são pautas que têm movido a categoria nacionalmente. Assim como integrantes e entidades que atuam no Setorial atuaram intensamente na ampla campanha unificada pelos 10% do PIB nacional para a Educação desde 2010 e direitos da categoria.

Além do piso salarial nacional, é ampla a mobilização em defesa de salários, direitos, aposentadoria e questões específicas que permeiam o cotidiano da categoria em todo o país. O Setorial da Educação da CSP-Conlutas, assim como as diversas frentes, atua nessa variedade de pautas em prol das trabalhadoras e trabalhadores de todo o país e também na perspectiva de unificação de lutas em patamar mundial. 

Os Setoriais de Trabalho são instâncias da CSP-Conlutas e suas ações estão subordinadas às deliberações votadas na Coordenação Nacional, que avalia e delibera sobre as propostas daquela instância. Esse mecanismo contribui na socialização de informações do respectivo segmento, seus debates e ações propostas para que sejam assumidas pela Central as demandas dos setores específicos no marco de suas lutas.

As reuniões acontecem durante a realização das Coordenações Nacionais.

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp