Moção aprovada no 4° Congresso: Solidariedade aos trabalhadores da Embraer

  • Facebook
  • Twitter

Nos dias 24 e 25 de setembro a tropa de choque da polícia militar do estado de São Paulo protagonizou cenas de violência sobre trabalhadores da Embraer afim de ajudar Embraer/Boeing a acabar com a greve dos trabalhadores.

Convocado pela Embraer, o Estado utilizou-se de métodos vistos em épocas ditatoriais para desmobilizar os metalúrgicos. No segundo dia de greve (25 de setembro), policiais mascarados realizaram um “corredor polonês” para que os trabalhadores passassem. O constrangimento de quem entrava era evidente.

Também houve emprego da violência policial contra sindicalistas que estavam na organização do movimento. Como mostram imagens gravadas no local, o diretor do Sindicato Alex da Silva Gomes foi agredido pela PM, mesmo já estando caído no chão.

Diante da truculência da polícia, os trabalhadores suspenderem a greve, mas vão manter a mobilização. Embora ainda não tenha sido de fato vendida, a Embraer já segue a política antissindical e repressora adotada pela Boeing. Uma postura que mostra o que virá pela frente.

A luta dos metalúrgicos da Embraer é por aumento real de salário e em defesa dos direitos. É, portanto, uma luta legítima e merece toda solidariedade das entidades de classe e sociedade civil organizada. A Campanha Salarial da categoria diz respeito somente ao Sindicato, trabalhadores e empresa. Nunca será um caso de polícia.

Neste sentido, é preciso também denunciar a intransigência da direção da Embraer nas negociações. Há quatro anos, a fábrica não aplica aumento real aos salários. A empresa insiste em retirar direitos históricos dos trabalhadores, conquistados com muita luta.

Diante deste cenário, é preciso repudiar o comportamento da Embraer, que se utiliza da violência policial para atacar um movimento grevista legítimo. E também repudiar a pratica antisindical da empresa que a serviço da norte-americana Boeing busca aprofundar a exploração dos trabalhadores com demissões e retirada de direitos.

– Não a venda da Embraer para Boeing!

– Repudio a repressão policial!

– Não a atitude anti-sindical da Embraer! Pelo direito de greve e a livre organização dos trabalhadores!

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp