É hoje! Começa o 2° Congresso Nacional da CSP-Conlutas

  • Facebook
  • Twitter

Começa hoje (4/6) e vai até domingo (7/6) o 2º Congresso Nacional da CSP-Conlutas. As delegações estão chegando desde o amanhecer em Sumaré (SP).

As delegações chegam de diversos pontos do país, desde o Acre ao Rio Grande do Sul. São representantes dos mais diversos segmentos de trabalhadores, dos movimentos sociais, dos movimentos de luta contra as opressões e da juventude.

Já começaram a chegar as categorias que protagonizaram as lutas e as rebeliões de base do último período, em especial os setores operários, como do Comperj no Rio de Janeiro, trabalhadores da construção civil do Ceará e Pará, dos transportes, da limpeza urbana e os movimentos populares da cidade e do campo.

O credenciamento está aberto desde às 7 horas da manhã.

A expectativa é grande. Este Congresso será um espaço privilegiado e importante para definir as estratégias dos trabalhadores em defesa dos seus direitos. É o principal fórum deliberativo da CSP-Conlutas e serão definidas as ações para os próximos dois anos.

Serão debatidos os temas em evidência no Brasil e no mundo e irão fazer o balanço político e organizativo da Central para preparar os próximos passos das mobilizações. Ocorre em um momento especial da conjuntura onde o governo Dilma (PT) junto ao PMDB e PSDB nos estados aplicam planos absurdos de austeridade contra os trabalhadores.

São muitos os ataques. O ajuste fiscal e de tarifas públicas, a elevação dos juros e novos cortes no orçamento, assim como as medidas provisórias 664 e 665 que implicam numa minirreforma trabalhista e da previdência social. A conta da crise econômica, mais uma vez, está sendo jogada nas costas da população pobre e trabalhadora.

Esta gestão do governo de Dilma Rousseff será de muitos enfrentamentos com a classe trabalhadora brasileira. A CSP-Conlutas se prepara para esse cenário e seu 2º Congresso pretende cumprir um papel importante na organização das lutas e na disputa da direção do movimento dos trabalhadores em nosso país.

Diante dessa situação, muitas lutas estão acontecendo. Este ano de 2015 está sendo marcado por greves e mobilizações contra planos de arrocho que o governo federal vem aplicando seguido pelos governos estaduais e municipais nos respectivos estados e cidades.

A CSP-Conlutas tem feito um esforço pela unidade das centrais sindicais na luta com os dias nacionais de paralisações com forte adesão no dia 15 de abril e 29 de maio. Entretanto, nossa Central defende ainda o chamado para uma greve geral no país, contra as MPs 664 e 665, contra a terceirização e o ajuste fiscal.

A Central também se fortalece em vários setores como uma referência para a luta da classe e espaço de organização de setores da esquerda sindical, popular e da juventude. Intervém nas mais importantes lutas e buscado avanços na organização da Central, como a ampliação do trabalho no campo, com a organização de dezenas de novos sindicatos e a decisão de filiação da Feraesp (Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais de São Paulo)entre tantas  outras entidades, como a recente filiação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (AC).

Esse Congresso pretende fortalecer a política aprovada na Central e ampliar seu espaço na construção como uma alternativa de luta dos trabalhadores brasileiros.

Programação

A programação do Congresso contará com mesas e painéis temáticos na quinta, sexta e sábado.

Na quinta será a mesa sobre a conjuntura nacional e internacional, com os convidados Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Luciana Genro (Psol).

Na sexta-feira, será o painel temático sobre o campo e trabalhadores rurais. No sábado haverá painéis sobre Movimento Operário/Sindical e Organização de Base, e sobre Opressões, violência e criminalização.

Confira aqui a programação completa.

Orientações importantes

Veja também: Orientações para as delegações sobre estadia, translado entre outras informações

Com informações do manifesto do 2º Congresso Nacional da CSP-Conlutas

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp