Retrato do Trabalhador: a importância da base para a construção da CSP-Conlutas

  • Facebook
  • Twitter

Vejam alguns relatos de trabalhadores sobre a importância do trabalho de base para a construção da CSP-Conlutas.

 “Nesse congresso pude sentir a força de todos e o apoio da CSP-Conlutas. Vou transmitir essa mensagem para os operários de Belo Monte. Se nós  estivermos unidos vamos vencer”.

Por Claudivan da Silva dos Santos  da base do canteiro de obra de Belo Monte

“Esse congresso contribuiu para termos visões que antes não tínhamos de como organizar os trabalhadores, como se mobilizar. O excesso de trabalho faz com que os peões não tenham tempo de se informar sobre os seus direitos e por isso é importante  essa discussão para ajudar a nossa base a lutar por suas reivindicações”.

Francinildo Teixeira Farias da base do canteiro de obra de Belo Monte

“A discussão mais importante  que pude absorver desse congresso é de organizar o nosso sindicato pela base  para que esta possa controlar e definir os rumos do sindicato, e não a direção. A direção não pode se sobrepor a categoria”.

Por Hebert Amazonas Massulo da base do Sintect -AM

“A experiência de outros sindicatos vai ajudar na nossa atuação dentro do sindicato. O exemplo que posso citar é o da categoria de metalúrgicos que passou,  assim como nós,  pela mecanização, essa troca é muito rica e nos fortalece”.

Por Rildo Batista de Jesus da base do Sintracer Monte (Sindicato das Industrias Cerâmicas  de Monte Carmelo –MG)

“Vou levar para o meu sindicato o compromisso, seriedade e respeito que essa central tem com a base. Não somos filiados à Central, mas vou levar essa discussão sobre a filiação, pois vi o quanto a CSP-Conlutas está comprometida com os trabalhadores”.

Por Lindon Johnson da base do Sinasefe-PA

“A importância desse Congresso é infinita por sua proposta de construir a Central pela base. Esse processo de consolidação da Central não deve passar pela direção e sim pelos trabalhadores, são eles os autores principais da CSP-Conlutas. Por isso, você tem que estar com os olhos e ouvidos voltados para a base”. 

Por Andrea Ortiz Cepers (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Sul)

“O sindicato tem o papel de brigar pelo direito do trabalhador, organizar a base para lutar por seus direitos. Esse é o principal objetivo do Congresso”.

Por Sandra Madalena Ferreira da base do Sindicato dos Químicos e Farmacêuticos  do Estado de Goiás

“Esse Congresso nos dará experiência para melhorar a atuação do sindicato junto da base. Às vezes, achamos que estamos fazendo a coisa certa, mas erramos, por não estarmos alinhados com o trabalhador e sua realidade. Aqui temos a oportunidade de aprender e levar essa experiência para a nossa base”. 

Por Geraldo Lucena da base do Sintro-CE

“O trabalho de base é o que dá sustentação para a luta dos trabalhadores contra o capital”.

Por Zezito Alves da Silva da base do MTST (Movimentos dos trabalhadores Sem Teto)

“Avançar nos nossos projetos de luta por moradia também parte da organização do movimento. Independentemente de lutarmos por terra ou trabalho, essa batalha deve ser feita, o objetivo é o mesmo, nossos direitos”.

Osvaldo Teodoro de Oliveira da base do MTL –MG

“Em função dos ataques dos patrões só com unidade e organização garantiremos nossas reivindicações”.

Maria Inês dos Santos da base do Sindsef-SP (Sindicato dos Servidores Públicos de São Paulo)

"É imprescindível o debate sobre organização de base, pois organizar os trabalhadores é o nosso principal desafio. Precisamos incentivar  essa discussão e fortalecê-la nos sindicatos”.

Wilton Fabrício Martins da base do Sintect –VP 

 “A Organização de base dos Trabalhadores é o único caminho para conquistarmos nossos direitos e fazer acontecer o que tanto queremos e acreditamos. Ter uma moradia digna é a principal luta do movimento em que atuo e essa conquista parte também de estarmos organizados para brigar por nossos direitos”.

Francisco Paes de Souza da base do MSLMD de Manaus (Movimento Social de Luta por Moradia Digna)

 

 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp