No Peru, levante popular campesino e indígena dura quase dois meses

No Peru, levante popular campesino e indígena dura quase dois meses

  • Facebook
  • Twitter

O povo campesino no Peru tem mantido um levante popular feroz há quase dois meses contra o governo de Dina Boluarte.

Desde a tentativa de autogolpe e fechamento do congresso, promovida por Pedro Castillo no início de dezembro, o povo peruano tem travado uma dura e sangrenta batalha por direitos, que já derrubou cerca de 60 vítimas, mortas pelas forças policiais do governo de plantão.

Os campesinos bloqueiam inúmeras estradas mais ao sul do país, mas marcham nas grandes cidades, incluindo a capital Lima.

Além de exigir a saída de Dina Boluarte, o movimento quer a derrubada do Congresso, novas eleições e constituinte.

As regiões que foram mais afetadas pela violência são as cidades andinas de Cusco e Juliaca, locais em que, em um só dia, morreram 17 pessoas.

O jornalista correspondente do The Guardian, Tom Phillips, relatou que em suas reportagens pelas cidades andinas, pode observar também o cenário de fundo que impulsiona a insurgência do campo, para além da destituição de Boluarte do poder.

Ele conta que pode ver a "profunda desigualdade docial, pobreza opressiva e discriminação" que sofre o povo campesino.

O jornalista ainda reportou que o número de pessoas nos protestos cresceu muito mais após as mortes criminosas de manifestantes, com inúmeras estradas bloqueadas por campesinos e indígenas.

Ato de apoio

Na quarta-feira (1), a CSP-Conlutas esteve presente em um ato de apoio à luta no Peru, em São Paulo, em frente ao consulado peruano.

Fabio Bosco, do Setorial Internacional da CSP-Conlutas, expressou solidariedade internacional, firmando o apoio às reivindicações do movimento camponês no Peru, que avança do sul rumo à capital Lima. 

Confira algumas imagens do ato em nossa página do Flickr. Clique AQUI.

“O povo peruano luta por direitos históricos e é um exemplo para todos nós povos da América Latina, porque precisamos libertar a América Latina, precisamos caminhar em direção ao socialismo e, de vez, romper com o capitalismo e o imperialismo”, afirmou o dirigente durante a atividade.

A CSP-Conlutas expressa total apoio ao levante popular e camponês que ocorre no sul do Peru e que já toma, com cerca de 10 mil manifestantes, a capital do país.É urgente fortalecer a luta internacional contra o governo assassino de Boluarte!

 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp