Servidores realizam semana de luta por reajuste salarial

Servidores realizam semana de luta por reajuste salarial

Ato virtual ocorrerá na terça-feira (31). Na quarta (1), servidores vão até o Congresso Nacional

  • Facebook
  • Twitter

A jornada de lutas em Brasília reunirá servidores de diversos órgãos públicos e categorias

Amargando sete anos sem o reajuste salarial, os servidores e servidoras realizarão uma semana de luta, a partir desta terça-feira (31), para mobilizar a categoria antes das primeiras negociações com o novo governo. 

Uma mesa Nacional de Negociação Permanente dos Servidores será instalada no dia 7 de fevereiro. A medida foi confirmada pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça.

A terça (31), começará com um tuitaço, das 9h às 11h da manhã, com a hashtag #RECOMPOSIÇÃOJÁ. Na sequência, às 14h, haverá um ato virtual com a participação de dirigentes de diversas entidades representativas de diferentes carreiras.

A mobilização será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e o Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado), que organizam à luta.

A CSP-Conlutas também irá transmitir a live em sua página do Facebook.

Mobilização no Congresso 

O funcionalismo público irá apresentar a pauta unificada das organizações no Congresso Nacional na quarta-feira (1). A data também será marcada pela posse dos deputados e senadores eleitos.

A mobilização dos servidores em Brasília é fundamental para pressionar os parlamentares. Assim como foi feito nos últimos anos, com a luta contra a PEC 32 e as campanhas salariais, o corpo a corpo será importante para chamar a atenção da sociedade para a necessidade do reajuste. 

Com o orçamento de 2023 aprovado pelo Congresso Nacional, que garantiu a reserva de verbas para concessão de reajuste linear dos servidores públicos, o governo federal precisa enviar um projeto de lei ou medida provisória para viabilizar o reajuste dos servidores.

Contudo, o Fonasefe entende que há espaço no orçamentário para aumentar o valor de cerca de R$ 11,5 bilhões para o reajuste, tendo em vista a aprovação da PEC da transição, e já apresentou essa reivindicação ao governo.

Outra questão é que as entidades dos servidores federais reivindicam que o PL (projeto de lei) ou MPV (medida provisória) seja enviado ao Congresso Nacional depois de pactuado com as entidades sindicais sobre a forma e os percentuais de concessão do reajuste.

Vamos à luta

A CSP-Conlutas apoia a mobilização dos servidores por reajuste e entende que é o momento de avançar na defesa dos servidores e do serviço público. Além do arquivamento da reforma administrativa (PEC 32), que ameaça a continuidade do serviço público gratuito, também é fundamental defender a revogação das reformas trabalhista e previdenciária, além da politica do teto de gastos. 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp