CSP-Conlutas SP | Metroviários denunciam privatização e falta de funcionários em carta aberta

CSP-Conlutas SP | Metroviários denunciam privatização e falta de funcionários em carta aberta

  • Facebook
  • Twitter

Os metroviários e metroviárias de São Paulo distribuíram, nesta sexta-feira (27), uma carta a população da capital paulista. No documento, temas como a privatização das linhas e a falta de funcionários foram denunciados.

Constantes falhas e acidentes tem atingido as linhas 8 e 9 dos trens. Os trechos estão sob o comando da iniciativa privada e demonstram o descaso dos patrões com a vida dos trabalhadores e usuários do transporte.

A situação caótica fez com que o Ministério Público de São Paulo cobrasse indenização da ViaMobilidade, operadora dos trens, e orientasse o governo estadual a romper o contrato com a empresa.

Apesar disso, o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), já mostrou sua sede em vender os patrimônios públicos, como a Sabesp e também o transporte público. Por isso a carta distribuída alerta para necessidade da luta contra as privatizações.

“De um ano pra cá, desde a privatização, nós vimos trabalhador morrer eletrocutado por falta de treinamento. Vimos descarrilamento de trens (...) A via ‘imobilidade’, como temos visto nas redes sociais, só quer saber de botar dinheiro no bolso dos acionistas”, afirma Diego Vitello, diretor do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e integrante da Executiva Nacional da CSP-Conlutas.

Falta de funcionários

A falta de funcionários no metrô também é um problema grave que afeta o atendimento e sobrecarrega os trabalhadores. Segundo o próprio governo do estado é necessário contratar cerca de 2.600 metroviários.

O Sindicato da categoria defende as contratações imediatas, porém com a realização de concursos públicos. A falta dos profissionais tem sido motivo de queixa e é visível a todos que utilizam o sistema de transporte.

Nova sede

A categoria conquistou uma nova sede, que deverá ser inaugurada em março. Em meio ao imbróglio com o governo do estado e a construtora Porte, o Sindicato agiu para garantir que os trabalhadores não fiquem sem uma casa que abrigue a luta. O novo prédio fica na rua Padre Adelino, nº 700, ao lado da estação Belém.

No entanto, a luta pela manutenção da Sede histórica dos Metroviários (Rua Serra do Japi, no Tatuapé) continua. O processo de tombamento da construção ainda corre na justiça e espera atuação favorável do Compresp (Conselho Municipal de Conservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp