Atos internacionais demarcam apoio à luta contra ultradireita golpista

Atos internacionais demarcam apoio à luta contra ultradireita golpista

  • Facebook
  • Twitter

Em cerca de 13 cidades ao redor do mundo, manifestantes demonstraram repúdio aos ataques golpistas no Brasil

Além da demonstração de enfrentamento às investidas golpistas no país, com atos em pelo menos 16 capitais e 70 cidades no Brasil, brasileiros e apoiadores em outros países expressaram apoio à luta contra essas ações financiadas pela ultradireita.

As manifestações de solidariedade internacional aconteceram em cerca de 15 cidades, das Américas e Europa. Os manifestantes fizeram coro às reivindicações do povo brasileiro que tomou as ruas neste dia 9 de janeiro: investigação para descobrir financiadores e incentivadores do golpe, punição a todos os golpistas. Sem anistia!

Na Alemanha, ações de solidariedade ocorreram em Berlim, em frente à Embaixada Brasileira, e em Frankfurt, em frente ao Consulado Brasileiro.

Mobilizações parecidas, realizadas em frente à embaixadas e consulados, aconteceram ainda em Paris, França, em Londres, Reino Unido, e Zurique, Suíça.

Em Lisboa, o ato aconteceu no espaço Fábrica Braço de Prata. Em Barcelona, os manifestantes se reuniram na praça de Font de Canaletes, próximo de uma importante via da cidade. E em Roma, a manifestação aconteceu na Piazza di Paquino. No Canadá, ações de apoio ocorreram na cidade de Montreal.

Nos Estados Unidos, protestos foram marcados para Nova Iorque e Boston. A Cidade do México também foi palco de mobilização solidária.

Na Argentina, movimentos sociais e entidades sindicais fizeram ato em frente à Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Outras manifestações estão marcadas para acontecer novamente nesta terça-feira (10) na Espanha, em Madrid, na Plaza de las Cortes, e em Montreal, Canadá, no Consulado Geral do Brasil.

Em Portugal um novo ato também está confirmado para o dia 11, quarta-feira próxima, no Largo do Camões, em Lisboa.

A Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas (RSISL), organização que reúne sindicatos de vários países e da qual a CSP-Conlutas é co-fundadora, prestou apoio à luta contra a ultradireita golpista no Brasil.

A central sindical francesa Solidaires, também co-fundadora da RSISL, reforçou o chamado pela solidariedade internacional à resistência no Brasil.

Confira abaixo alguns registros publicados nas redes sociais dos protestos internacionais de apoio à luta contra ultradireita golpista, inflamada por Bolsonaro e seus aliados e seguidores.

 

ALEMANHA - Berlim: em frente à Embaixada Brasileira em Berlim

Em Berlim, Alemanha, aconteceu ato em frente a Embaixada do Brasil contra os atos terroristas que aconteceram em Brasília nesse domingo, 8. No protesto, pedem que não haja anistia para Bolsonaro e para quem participou das ações que destruíram o patrimônio público.
📷 @mirahlaline pic.twitter.com/dlKOm2rSVj

— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) January 9, 2023

 

ALEMANHA - Frankfurt: em frente o Consulado Brasileiro

Manifestação de apoio à democracia brasileira em frente ao Consulado do Brasil em Frankfurt @ItamaratyGovBr pic.twitter.com/qy7GN0dSa2

— AlexandreVidalPorto (@vidalporto) January 9, 2023

 

ARGENTINA - Buenos Aires: Embajada de Brasil en Buenos Aires

En Argentina, plantón por la defensa de la democracia en Brasil, repudio del intento del golpe de estado de Bolsonaristas fascistas contra el presidente legitimo @LulaOficial pic.twitter.com/oS4aZvA8HS

— El Payanes Press 🎙️🎥💻📰 (@ElPayanes) January 10, 2023

 

ESPANHA - Barcelona: Concentração Font de Canaletes, Las RAMBLAS | 19h

Em Barcelona, na Espanha, manifestantes a favor da democracia e contra as ações terroristas em Brasília feitas por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro (PL) se encontram na Fonte de Canaletas.

Fotos: Mariana Bento pic.twitter.com/bKQdbmUdYW

— Brasil de Fato (@brasildefato) January 9, 2023

 

FRANÇA - Paris, Embaixada Brasileira

🔴🇧🇷 @NathalieOziol, @Portes_Thomas, et @Arnaud_Le_Gall_ étaient ce soir au rassemblement contre la tentative de coup d'État fasciste au #Brésil contre @LulaOficial.

Notre groupe apporte tout son soutien à la démocratie brésilienne menacée par l'extrême-droite ! pic.twitter.com/10WQUsNfmR

— Groupe parlementaire La France Insoumise - NUPES (@FiAssemblee) January 9, 2023

 

ITÁLIA - Roma: Piazza di Paquino

🚩 Manifestação em Roma

🇧🇷 Na frente da embaixada do Brasil e da estátua de "Pasquino" a voz do povo Romano, demonstra solidariedade com Lula e o povo do Brasil.
#BrasilContraTerrorismo#EmDefesaDaDemocracia#SemAnistia pic.twitter.com/MDim6vnCOH

— MST Oficial (@MST_Oficial) January 9, 2023

 

Foto Destaque: Mariana Bento

 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp