Violência golpista atinge novo patamar com atentado à bomba frustrado

Violência golpista atinge novo patamar com atentado à bomba frustrado

  • Facebook
  • Twitter

Matéria atualizada às 10h36, em 27 de dezembro de 2022

Incentivada por Bolsonaro, a violência dos manifestantes que pedem um golpe militar no Brasil atingiu um novo patamar. Às vésperas do Natal, na noite do sábado (24), o empresário bolsonarista George Sousa foi preso após tentar explodir um caminhão de combustível próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília.

O criminoso estava no grupo de apoiadores do presidente que acampa em frente ao quartel-general do Exército, na capital federal. O atentado não se concretizou porque o motorista do caminhão percebeu que uma caixa havia sido colocada no interior do veículo. O esquadrão anti-bombas desativou o dispositivo ainda no local.

O depoimento de Sousa mostra a gravidade do ocorrido. Ele declarou que seu plano era causar explosões em diferentes locais da cidade. Além disso, afirmou ter gasto R$ 170 mil em armamentos que seriam entregues a manifestantes acampados em frente aos quartéis-generais.

O objetivo era dar início a uma situação de caos, o que levaria a decretação de estado de sítio no país e por conseqüência a atuação das Forças Armadas. Para o bolsonarista, desta forma seria possível impedir a posse do presidente eleito Lula, marcada para 1º de janeiro de 2023.

Autuado por crime contra o Estado de Direito e porte de arma de fogo, George Sousa está preso preventivamente por tempo indeterminado. Em sua conta no Twitter, há diversas mensagens de ódio contra Lula e em apoio a Bolsonaro e Sérgio Moro, ex-juiz, eleito ao Senado.

Mais explosivos

A Policia Militar do Distrito Federal desarmou cerca de 40 kg de artefatos explosivos encontrados em uma área de mata, nos arredores do Gama, na noite do domingo (25). O material foi localizado em uma estrada de terra que dá acesso a rodovia DF 290. 

Além dos artefatos, 13 coletes à prova de balas e cinco capas de coletes foram achados durante a operação e encaminhados ao Instituto de Criminalística da Polícia Civil, onde vão passar por perícia. Até o momento, ningué foi preso. 

Bolsonaro é cúmplice

O depoimento de George Sousa à polícia mostra que seja através de discursos ou ações, Bolsonaro é cúmplice do plano terrorista. “O que me motivou a adquirir as armas foram as palavras do presidente Bolsonaro que sempre enfatizava a importância do armamento civil”, afirmou o criminoso.

Apesar da gravidade do fato, Bolsonaro até o momento mantém o silêncio.  Assim como tem feito desde a derrota nas eleições, em 30 de outubro, o ex-capitão do Exército atua para manter seus apoiadores mobilizados.

O sumiço, a demora em reconhecer a vitória de Lula, reuniões esporádicas com a cúpula das Forças Armadas e discursos vazios indicando que uma intervenção militar ainda pode acontecer fazem parte da estratégia de Bolsonaro.

No entanto, a ameaça de um atentado a bomba que colocaria em risco a vida de inocentes sobe mais alguns degraus na escalada da violência e do golpismo, este sempre incentivado por Bolsonaro, desde seu primeiro dia como presidente.

Punição aos responsáveis

A CSP-Conlutas defende que as investigações sobre o crime planejado para a véspera do Natal se aprofundem. Um atentado desta forma dificilmente é planejado de forma isolada ou sem qualquer financiamento. Por isso, os culpados devem ser responsabilizados, incluindo Bolsonaro, que deverá ver sua lista de crimes aumentar ainda mais.

 

 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp