O 2º Comboio Sindical à Ucrânia levou apoio à cidade de Kryvyi Rih

O 2º Comboio Sindical à Ucrânia levou apoio à cidade de Kryvyi Rih

  • Facebook
  • Twitter

Além do envio dos donativos, atividades políticas foram organizadas pelos trabalhadores locais

Mais uma vez diversas organizações que compõem a RSISL - Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas - levaram apoio prático à resistência operária ucraniana.

Uma delegação formada por representantes da CSP-Conlutas (Brasil), IP (Polônia), União Sindical Solidaires (França), ADL Cobas (Itália), Cobas (Estado Espanhol), Emacipação (França) visitou a cidade industrial de Kryvyi Rih, local em que se organizam trabalhadoras e trabalhadores, sobretudo no setor da mineração. Camaradas da TUC (Inglaterra) e sindicalistas de Mallorca também contribuíram com a iniciativa.

Dentre os recursos prioritários, equipamentos técnicos e de cuidados médicos, além de materiais para fortalecer a resistência popular ucraniana e a defesa contra a agressão russa foram enviados.

Debates

Além do envio dos donativos, algumas discussões foram realizadas, em atividades organizadas pelos trabalhadores locais. 

Para a Rede, esses momentos de debates e reflexões possibilitaram ver o intenso comprometimento dos ativistas e dirigentes sindicais em defesa da população, em particular pela presença de sindicalistas que estão atuando diretamente no front, ajudando soldados na proteção da cidade.

“Eles descreveram amplamente as condições de trabalho e remuneração cada vez mais degradadas no último período, como resultado da guerra, mas também dos empregadores e do governo Zelensky, que está atacando os direitos trabalhistas e sociais. Eles reiteraram que o apoio sindical internacional é importante”,relatou a RSISL em nota.

Da CSP-Conlutas, estiveram presentes André Bucaresky, petroleiro e diretor do Sindipetro/RJ, e Fabio Bosco, do Setorial Internacional da Central.

A campanha de apoio seguirá, mesmo à distância, com ações realizadas entre as organizações envolvidas, de modo a não deixar esmorecer a força da classe operária que resiste na Ucrânia.

“Sabemos que, com o Comboio, contribuímos para uma solidariedade sindical internacional mais concreta e direta. Consideramos que pudemos dar o apoio necessário (mas nunca o suficiente!), retornamos mais fortes e mais decididos a levar a luta dos sindicalistas da Ucrânia adiante e permanecer ao lado deles.. Voltaremos, necessariamente, desejando que seja em tempo de paz”, reafirmou a Rede na nota.

Leia também: Segundo comboio operário à Ucrânia reafirma apoio à resistência classista | Por Herbert Claros

A resistência ucraniana neste momento necessita da solidariedade ativa e isso se traduz no envio de recursos para sustentar materialmente os trabalhadores que estão nas fileiras da resistência ucraniana contra os ocupantes russos. 

Entidades e movimentos ligados à CSP-Conlutas já contribuíram. Entre eles, a Federação Democrática de Minas Gerais e sindicatos de metalúrgicos de Congonhas (MG) e São José dos Campos, Sindsef e Sintrajud (SP), Sindsaúde (RN), Sindscope (RJ), Sismmar (PR), Luta Popular e MRS. Os petroleiros fizeram ampla campanha na base da categoria.   

Reforçamos o chamado para que as entidades e trabalhadores de base representados pela Central se engajem em uma campanha nacional de arrecadação financeira para o “Fundo de Ajuda Operária à Ucrânia” via PIX da CSP-Conlutas - financeiro@cspconlutas.org.br ou via crowdfunding (vaquinha virtual) - https://abacashi.com/p/ajudaucrania 

Viva a luta internacionalista!

 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp