Ocupação Esperança comemora nove anos de resistência no sábado (27)

Ocupação Esperança comemora nove anos de resistência no sábado (27)

  • Facebook
  • Twitter

A Ocupação Esperança, em Osasco (SP), completou nove anos de muita resistência e luta por moradia digna na terça-feira (23). Organizado pelo Luta Popular, filiado a CSP-Conlutas, o bairro construído pelas mãos de trabalhadoras e trabalhadores segue na batalha pela regularização da área. 

Localizada na Estada Alpina, Km 17 da rodovia Anhanguera, a comunidade cresceu. Hoje, a ocupação conta com ruas melhores planejadas e casas de alvenaria. Além disso, há espaços comunitários utilizados para atividades de formação educacional e capacitação profissional, o que têm ajudado os moradores à conseguirem um complemento de renda. 

Embora a área abrigue centenas de famílias e esteja estabelecida há quase uma década, a Prefeitura de Osasco segue fazendo jogo duro para a regularização das moradias. O posicionamento intransigente impede que o avanço da urbanização.

“Só havia mato aqui e hoje há um verdadeiro bairro com a Ocupação Esperança. Mas ainda temos muitas demandas. Nosso principal objetivo é a regularização da área. Na última reunião que tivemos com a Prefeitura ele disseram que, juntamente com a Caixa, elaborariam um projeto, mas até agora é só um promessa. Nós queremos que regularize, para urbanizar e a gente morar com dignidade", afirma Maura integrante do Movimento Luta Popular e moradora da Ocupação Esperança.

Apesar dos desafios, as mulheres, homens e crianças que levam seguem levando a Esperança. Em suas histórias não faltaram momentos de superação, como a reconstrução do bairro após um incêndio que destruiu inúmeras casas , em 2016.

Programação

Para comemorar os nove anos de resistência e luta por moradia, os moradores da Ocupação Esperança realizarão uma festa no sábado (27). A atividade começa às 16h com uma assembleia com os moradores e o ato político 

A comunidade também irá inaugurar uma sala de leitura. O espaço voltado à educação foi construído pelos próprios moradores nos últimos meses utilizando um método criativo e sustentável. Os tijolos da construção são feitos com caixas de leite reaproveitadas.

Atividades específicas paras as mulheres também estão previstas, bem como a exibição de um vídeo que relembra os principais acontecimentos e lutas travadas desde o início da ocupação, em 23 de agosto de 2013.

Com o início da noite, às 19h30, será cortado o bolo de comemoração e em seguida a banda Pizeiro Bom, vai tocar o melhor do forró pra animar a todos os companheiros e companheiras desse território de luta e união.

As atividades são abertas  ao público e todo estão convidados a conhecer o trabalho desenvolvido pelos moradores da Ocupação Esperança. A CSP-Conlutas tem orgulho de fazer parte desta história de auto-organização da classe trabalhadora.

Vida longa à Ocupação Esperança e ao Luta Popular!

 

Confira o vídeo produzido pelo Luta Popular para comemorar os nove anos da Ocupação Esperança: 



 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp