Ato pelo Dia da Luta Operária pedirá revogação da Reforma Trabalhista

Ato pelo Dia da Luta Operária pedirá revogação da Reforma Trabalhista

  • Facebook
  • Twitter

Quatro militantes sindicais serão homenageados no ato

“Em Defesa da Democracia e Contra o Golpismo. Pela Revogação da Reforma Trabalhista”, é o mote da comemoração do Dia da Luta Operária (9 de Julho) de 2022.

Neste ano serão homenageados quatro militantes sindicais (dois in memoriam) pelo histórico de vida em defesa do movimento operário brasileiro.

São eles: Clara Ant, arquiteta, ex-vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e ex-dirigente da (CUT) Central Única dos Trabalhadores; João Guilherme Vargas Netto, jornalista, consultor sindical e membro do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar); José Calixto Ramos (in memoriam), metalúrgico, ex-presidente da NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores) e da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) e Wagner Gomes (in memoriam), metroviário, ex-presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e ex-presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Clara Ant e João Guilherme Vargas Netto receberão o Troféu José Martinez, concebido pelo artista plástico Enio Squeff para o Dia da Luta Operária. O troféu presta homenagem ao sapateiro anarco-sindicalista José Martinez. Há 105 anos, no dia 9 de julho de 1917, ele foi baleado e morto por soldados da antiga Força Pública, que reprimiam a greve geral que tomou conta de várias empresas em São Paulo. José Calixto Ramos e Wagner Gomes, através de seus familiares, receberão placas em agradecimento pela dedicação à luta dos trabalhadores e ao fortalecimento do movimento sindical.

A iniciativa é do mandato do vereador Antonio Donato (PT) em parceria com as centrais sindicais Intersindical Central da Classe Trabalhadora, CSP-Conlutas, CSB, CTB, CUT, UGT, Força Sindical, NCST, Pública e Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora. Também participam da homenagem o Centro de Memória Sindical, o Cedem-Unesp, Instituto Astrogildo Pereira, IIEP, Memorial da Resistência e Oboré.

O ato contará com a apresentações da centenária Corporação Musical Operária da Lapa (fundada em 1881) e do músico, poeta e chargista Caio Muniz, que desenvolve um trabalho de educação em direitos humanos.

O ato político será às 9 horas do dia 9 de julho de 2022, no antigo Moinho Matarazzo (Rua do Bucolismo, 81, Brás).

O Dia da Luta Operária foi instituído pela lei municipal (nº 16.634/17) em memória da paralisação de 1917. 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp