Gestão de Edmilson Rodrigues (Psol) tenta impor “lei do silêncio” a servidores municipais

Gestão de Edmilson Rodrigues (Psol) tenta impor “lei do silêncio” a servidores municipais

  • Facebook
  • Twitter

 

O prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), o deputado federal e candidato ao Senado, Beto Faro (PT), e a secretária de Saneamento de Belém, Ivanise Gasparin, parecem ter se alinhado contra os servidores públicos municipais devido às denúncias sobre o aparelhamento da Secretaria para fins eleitorais e condições análogas à escravidão que afetam trabalhadores da limpeza pública, divulgou a coluna do jornalista Olavo Dutra de Belém (PA), na quarta-feira (28).

Os servidores pedem providência do Ministério Público e pretendem levar ocaso de trabalho análogo à escravidão à OIT (Organização Mundial do Trabalho).

Segundo informações, há uma lista contendo nomes de servidores da Secretaria de Saneamento ligados à entidade de classe que representa a categoria sobre a mesa de trabalho da secretária Ivanize Gasparin.

Também indicam que por denunciarem o aparelhamento da Secretaria em favor da candidatura do deputado federal Beto Faro ao Senado, os servidores serão devolvidos à Secretaria de Administração.

De acordo com a coluna de Gasparin, o documento já está com a assinatura de certificação eletrônica da secretária, considerada braço direito de Faro.

“A lista foi cuidadosamente montada e prevê, além de barrar as denúncias contra malfeitos, instaurar a “lei do silêncio” na Secretaria, de modo a permitir curso livre às ações costuradas entre a prefeitura e o candidato ao Senado, ainda que com prejuízos das obras de saneamento da cidade, onde problemas se acumulam a cada esquina como poderá sentir qualquer deficiente visual”, sugere a coluna.

A coordenadora-geral licenciada do Sintepp-Belém Sílvia Letícia denominou de perseguição, prática antissindical e atentado político as ações adotadas pela gestão de Edmilson Rodrigues.

Servidores do Sintepp-Belém, que fizeram 54 dias de greve compraram um siginifcativa briga com a prefeitura por causa dos baixos salários.

Os que integram a lista também denunciam “péssimas condições de trabalho impostas pelas empresas terceirizadas aos trabalhadores e para as quais a Secretaria faz vista grossa”.

Também há falta de equipamentos de segurança, jornadas estafantes de trabalho, condições humilhantes para executar suas funções e baixos salários. Os baixos salários abaixo, abaixo do mínimo nacional é um dos pontos altos de insatisfação da categoria.   

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp