Luta Popular exige reparação do estado por violência policial contra advogado do movimento

  • Facebook
  • Twitter

Em audiência na justiça, na terça-feira (12), o movimento Luta Popular, filiado à CSP-Conlutas, exigiu a reparação do Estado pela violência policial cometida contra o advogado e ativista Avanílson Araújo, conhecido como Avana. A agressão ocorreu em 2016, durante um incêndio que destruiu quase um terço da Ocupação Esperança, em Osasco.

Realizada de forma virtual, a sessão ouviu duas testemunhas que residem na ocupação e presenciaram as agressões. Já a Policia Militar não enviou representantes para contestar o ocorrido. Um prazo de 10 dias foi estabelecido até que ocorra a sessão que dará a sentença sobre o pedido de reparação aos danos morais.

Entenda

No dia 13 de setembro de 2016, a Ocupação Esperança em Osasco foi vítima de um trágico incêndio que atingiu mais de 200 barracos. O fato ocorreu três dias após a visita do Prefeito da cidade para anunciar a promulgação de um decreto de desapropriação da área onde está a comunidade para fins de moradia de interesse social.

Enquanto procurava intermediar o diálogo entre moradores da comunidade que desejavam salvar seus pertences e a Polícia Militar, Avanilson foi brutalmente agredido. Após ser jogado no chão, um soldado da PM o sufocou com o joelho sobre o pescoço do militante. Em seguida, o companheiro levou chutes e foi jogado dentro de uma viatura.

“As famílias ficaram diante da viatura impedindo que ele fosse levado, por medo do que poderia acontecer (…) e, inclusive, por estar em pleno exercício de sua profissão como advogado. A força da mobilização impediu sua prisão, mas ele foi processado como sendo autor de atos de desacato ao poder”, explica nota emitida pelo Luta Popular.

Devido à tragédia, muitas famílias perderam tudo que tinham. Casa, móveis, eletrodomésticos, documentos e todo tipo de pertence. Com a demora dos bombeiros, coube aos moradores a ação que evitou que as chamas se espalhassem. Até hoje não houve uma investigação sobre o incêndio.

Exigimos reparação

A CSP-Conlutas declara toda solidariedade ao companheiro Avanilson e repudia fortemente a violência policial contra o ativismo. Infelizmente, a violência praticada é a mesma que ocorre contra a juventude pobre, preta e periférica no nosso país. Por isso, é necessário exigir a reparação histórica.

 

Com informações do Luta Popular

 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp