Prefeitura de Jacareí (SP) emite decreto para desapropriar e regularizar a Ocupação Quilombo Coração Valente

Prefeitura de Jacareí (SP) emite decreto para desapropriar e regularizar a Ocupação Quilombo Coração Valente

350 famílias ocupam o terreno desde 2018

  • Facebook
  • Twitter

Por: Lucas Martins

A Ocupação Quilombo Coração Valente, em Jacareí (SP), deu mais um passo importante para a conquista da moradia digna. Após muita luta e organização das cerca de 350 famílias que ocupam o terreno desde 2018, o prefeito da cidade Izaias Santana (PSDB) assinou um decreto para desapropriar e regularizar a comunidade.

Os companheiros e companheiras da ocupação já viveram a situação do despejo na primeira Coração Valente que construíram. Assim como na primeira iniciativa, a nova área também estava abandonada, sem cumprir qualquer função social. O terreno fica no bairro Bandeira Branca.

Coordenada pelo movimento Luta Popular, filiado a CSP-Conlutas, a comunidade organizou, nos últimos anos, diversas passeatas, protestos, mutirões, assembleias, oficinas e reuniões de mulheres. A auto-organização e a disposição para a luta foram fundamentais para a vitória parcial.

Atualmente, a área possui uma horta comunitária e, através do esforço coletivo, foi possível para garantir condições de energia, água e esgoto.

“Tivemos a boa notícia da emissão de um decreto de utilidade pública por parte do Prefeito da cidade para desapropriar e regularizar a comunidade”, afirma a comunidade nota. “É o primeiro passo para a vitória! Então o processo de conquista está só começando e a comunidade seguirá mobilizada na luta para que se alcance o objetivo final da regularização”.

 

Estamos de olho!

No passado já ocorreram negociações em que a Prefeitura voltava  atrás do que foi combinado. Por isso, é necessário lembrar que os de baixo jamais podem confiar cegamente nos de cima, nem nos seus governos ou sua justiça. É preciso seguir de pé e animados com o avanço da nossa luta!

A última manifestação realizada pela comunidade aconteceu no dia 17 de março, no Dia Nacional de Lutas da Campanha Despejo Zero. No Vale do Paraíba, a atividade reuniu diversos movimentos que foram até a Prefeitura de Jacareí. Pela força da manifestação, realizou-se uma conversa com o Prefeito que se comprometeu a emitir esse decreto, agora foi oficializado!

“Essa é uma conquista arrancada pelo povo na luta! Agradecemos também a todos os apoiadores e apoiadores nessa caminhada e esperamos que sigam juntos conosco para fazer avançar essa regularização! Ainda temos muitos passos pela frente, reuniões, negociações e trabalho pra acontecer”.

Neste sábado (2), será realizada uma grande assembleia, às 19h30, na ocupação. Todos são convidados.

 

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp