Luto: perdemos Jiumar do Carmo, dirigente petroleiro do Sindipetro PA/AM/MA/AP. Jiumar, Presente!

Luto: perdemos Jiumar do Carmo, dirigente petroleiro do Sindipetro PA/AM/MA/AP. Jiumar, Presente!

Jiumar do Carmo nos deixou ontem (24/03) vítima de consequência da Covid

  • Facebook
  • Twitter

Por: Ana Cristina Silva

Com extrema consternação a diretoria do Sindipetro PA/AM/MA/AP comunica a perda de um dos dirigentes mais importantes nos 60 anos de história desta entidade e um grande militante pelos direitos da classe trabalhadora, da defesa de uma Petrobras para os brasileiros e de uma sociedade sem exploradores nem explorados.

Jiumar do Carmo nos deixou ontem (24/03) vítima de consequência da Covid, assim como outros mais de 659 mil compatriotas, vítimas do negacionismo e do genocídio do governo federal em proteger as vidas, a saúde e as condições de vida do nosso povo. Foi um dos dirigentes sindicais que mais combateu, contra a direção da Petrobras, por medidas de proteção à categoria.

Em defesa daqueles que dedicaram sua vida de trabalho à Petróleo Brasileiro S.A. e seus dependentes, atuou firmemente na defesa do patrimônio de aposentados e pensionistas no Plano Petros e na Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS). Poderíamos discorrer diversos outros parágrafos sobre outros aspectos de sua atuação, como na imprensa sindical, no setor jurídico, na vida partidária no PSTU, dentre diversas outras das inúmeras atividades sindicais e políticas que exerceu com brilhantismo.

Em toda sua trajetória de vida e militância, Jiumar nos ensinou: que sem disciplina não há organização; que sem organização não há luta; que, sem luta, a classe trabalhadora jamais conseguirá avançar nos direitos e finalmente se libertar da apropriação do resultado de seu trabalho pelos capitalistas.

Com sua partida, mais do que o inevitável lamento, fica em cada um de nós a obrigação de homenageá-lo a cada dia, lutando incansavelmente pelas causas que Jiumar sempre defendeu e seguindo seu exemplo inigualável de retidão moral e combatividade.

O velório está sendo realizado na Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos, Tv. Francisco Caldeira Castelo Branco, 1541 – Belém (PA) até as 16h.

 

Jiumar, presente! Hoje, e sempre!

 

Belém, 25 de março de 2022

Diretoria Colegiada do Sindipetro PA/AM/MA/AP

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp