Mulheres

O Setorial de Mulheres é um espaço dentro da estrutura organizativa e política da CSP-Conlutas destinado a debater os temas que envolvem as demandas específicas das mulheres trabalhadoras. O objetivo principal é promover a discussão, propor políticas e ações que subsidiem a intervenção da Central no âmbito da luta das mulheres e suas reivindicações, visando contribuir com o processo de organização de suas lutas.

Também é um polo de apoio para a Central na perspectiva de combater o machismo absurdamente presente em nossa sociedade e que por muitas vezes adentram nossas fileiras.

As mulheres compõem metade da população mundial e cada vez mais ingressam no mundo do trabalho. No capitalismo, estão sob uma condição de opressão e dupla exploração, a partir da qual patrões e governos se utilizam para pagar menores salários, rebaixar o valor da mão-de-obra de toda a classe e regular o exército de reserva. Elas são agentes importantes da luta.

O setorial cumpre um papel de atraí-las, aglutiná-las e estimulá-las a ser parte da luta classista. Constitui-se, portanto, em um espaço privilegiado para a construção de uma alternativa feminista-classista e contra todas as formas de opressão. Além disso, trabalha com a perspectiva de diminuir a distância que separa homens e mulheres baseada nas ideologias que transformam diferenças em desigualdades e impedem a unidade da classe, buscando ser uma ferramenta a mais para avançar na estratégia socialista.

Os Setoriais de Trabalho são instâncias da CSP-Conlutas e suas ações estão subordinadas às deliberações votadas na Coordenação Nacional, que avalia e delibera sobre as propostas daquela instância. Esse mecanismo contribui na socialização de informações do respectivo segmento, seus debates e ações propostas para que sejam assumidas pela Central as demandas dos setores específicos no marco de suas lutas.

As reuniões acontecem durante a realização das Coordenações Nacionais.

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp