RCN de 20 a 22/5/22: Em defesa da Petrobrás e seus trabalhadores, contra a privatização e pela redução do preço dos combustíveis

  • Facebook
  • Twitter

 

Pela reestatização completa da Petrobrás sob o controle dos trabalhadores, pela recuperação dos direitos trabalhistas e salariais (a exemplo do Plano de Saúde e Previdência), e pelo fim do PPI (Preço de Paridade de Importação).

 A Petrobrás, a maior empresa controlada pelo Estado brasileiro, foi desmantelada e destruída pelo governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. A empresa sempre foi objeto da cobiça imperialista e por isso tem sido atacada por diferentes governos. O plano de "venda de ativos", iniciado durante o governo do PT (Partido dos Trabalhadores), ganhou força durante o atual governo do Brasil.  

Devido à política de privatização da Petrobrás, a empresa distribuiu dividendos bilionários (mais de 100 bilhões de reais) a investidores privados durante o último ano. Isso é reflexo da política do PPI, que tem sufocado a população brasileira, principalmente os grupos mais explorados e oprimidos. Esses setores mais pobres estão sendo condenados à fome, à miséria, ao desemprego e desalento pagando preços altíssimos por combustíveis e derivados de petróleo no Brasil, que refletem nos alimentos, transporte e diversos insumos da cesta básica do trabalhador. 

Enquanto a Petrobrás lucra, aumentando o preço dos combustíveis, massacrando a população e distribuindo dividendos aos acionistas bilionários, neste que já está sendo conhecido como “programa de distribuição de renda na bolsa de valores do pobre para o rico”, os petroleiros ativos e aposentados, empregados da Petrobrás e terceirizados continuam com seus salários não corrigidos pela inflação. Além disso, seus direitos foram reduzidos ano após ano (a exemplo do plano de saúde e previdência).  

A Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, realizada em São Paulo/SP, nos dias 20, 21 e 22 de maio, aprova esta moção de renacionalização completa das reservas de hidrocarbonetos e da Petrobras sob o controle dos trabalhadores, pelo fim do PPI e em defesa dos direitos e salários de seus trabalhadores.

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp