Delegação do ANDES-SN no 3°Congresso da CSP-Conlutas conta mais de cem docentes

  • Facebook
  • Twitter

O ANDES-SN participa no 3°Congresso Nacional da CSP-Conlutas, que acontece em Sumaré (SP), com uma delegação composta por 101 docentes de diversos estados do Brasil, entre delegados e observadores. Deste total, 87 são delegados. O evento teve início na quinta-feira (12) e se encerra no domingo (15).

Alexandre Galvão, secretário-geral do ANDES-SN, ressaltou a importância da presença dos docentes no 3° Congresso da Central, na defesa das resoluções do ANDES-SN nos grupos de trabalho e na plenária deliberativa.

“A direção do ANDES-SN fez um esforço enorme para que as seções sindicais enviassem os delegados e observadores, para que pudéssemos mostrar a representação do nosso Sindicato, que de fato tem uma importância muito grande, e precisava ter no Congresso uma representação robusta”, disse.

Andréa Solimões, 1° vice-presidente da Regional Norte II do ANDES-SN e da base da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa-Seção Sindical do ANDES-SN) compõe a delegação do Sindicato Nacional pela primeira vez.

“É a primeira vez que eu venho ao Congresso da CSP-Conlutas pelo ANDES-SN. A expectativa é que apontemos um Plano de Lutas que dê conta dos desafios colocados para o próximo período. Temos várias lutas, greves, mobilizações, espaços de construção de unidade e precisamos apostar nestes espaços. Precisamos construir essa unidade com vários setores e apontar o fortalecimento da Central enquanto grande polo aglutinador dessas lutas, é fundamental também um espaço para que a gente possa chamar outras entidades para fortalecer essas lutas”, disse.

Caroline de Araújo Lima, 1°presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN e da base da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Bahia (Aduneb-SSind.), que também participa pela primeira vez do 3°Congresso da CSP-Conlutas, conta que a experiência tem sido importante pela diversidade de posições políticas, de conjuntura, mas, principalmente, de gente.

“Há uma diversidade étnica-racial enorme, de gênero e sexual. E essa luta pela diversidade pode ser vista no caderno de textos deste Congresso, nos debates relacionados à conjuntura nacional e internacional, o que é fruto da nossa luta, dentro dos sindicatos, dos movimentos sociais”, afirmou Caroline, que trouxe parte da campanha do ANDES-SN de combate ao assédio sexual, ao machismo e ao sexismo ao 3° Congresso.

Caroline avalia também a necessidade de sair deste Congresso com a sinalização de um encontro da classe trabalhadora para que os trabalhadores se organizem pela base e forcem as direções burocráticas dessas centrais sindicais a construir a Greve Geral.

Já Lana Bleicher, 2° vice-presidente da Regional Nordeste II do ANDES-SN e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), participa do Congresso da Central pela terceira vez. Lana avalia que esta edição assinala um novo tempo na CSP-Conlutas.

“Estamos vivendo uma conjuntura muito diferente da qual a Conlutas foi criada, que surgiu em decorrência dos ataques do governo Lula aos direitos do trabalhador, principalmente, a contrarreforma da Previdência, que foi completamente nefasta aos servidores públicos. Agora, os nossos desafios são de outra ordem, precisamos lutar contra um governo que não é aquele de conciliação de classes e vem implementando ataques de ordem gravíssima. Frente a esse desafio, a CSP- Conlutas precisa ser o polo aglutinador da classe trabalhadora e precisa forçar essa reorganização da classe trabalhadora”, pontuou.

Segundo o secretário-geral do Sindicato Nacional, os docentes estão atuantes no 3° Congresso da CSP-Conlutas e na defesa das propostas do ANDES-SN. “Os delegados e delegadas defenderam as resoluções do Sindicato Nacional, que estão relacionadas com as nossas decisões do 62° Conad e com o acúmulo das discussões do nosso Sindicato Nacional. O ANDES-SN é um sindicato que ajudou a construir a CSP-Conlutas e tem uma presenta forte e atuante na Central e vai continuar nesse processo de fortalecimento da central sindical e popular”, afirmou.

Texto e fotos: Bruna Adelaide, Andes-SN

Rua Boa Vista, 76 – 11° andar CEP: 01014-000 - Centro - São Paulo/SP
Telefone: (11) 3107-7984 - secretaria@cspconlutas.org.br
© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp