Do lado de fora do plenário do 3° Congresso, tendas expõem revolução, ideias e arte

  • Facebook
  • Twitter

As tendas montadas por movimentos e partidos no 3º Congresso funcionaram como uma espécie de extensão das discussões que aconteciam dentro do plenário, só que em forma de livros, camisetas, botons, pôsteres e tantos outros.

As homenagens ao centenário da Revolução Russa foram contempladas em diversas tendas. O recém-lançado livro Pão, Paz e Terra, que trata desse período histórico, esteve presente em diversas tendas. Outra leitura obrigatória neste ano, a biografia de Stalin escrita por Trotsky também teve espaço garantido nas barracas.

Na banca da LIT-QI (Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional), a versão em espanhol do livro do centenário. Alicia Sagra explica o porquê de manter uma tenda no Congresso: “Levar a literatura marxista aos trabalhadores. Este é o nosso único objetivo”

Na banca do MML (Movimento Mulheres em Luta), a marca do centenário foi estampada em camisetas, ao lado de outras bandeiras levantadas pela organização. Janys Abreu, membro do MML de Rio Preto, afirma que a vestimenta é usada para dialogar com a população. “Queremos que todas as mulheres, de todos os setores sintam-se representadas por nós”, explica.

Num ambiente em que todos respiram o socialismo, há barracas compartilhadas entre os expositores, como é o caso da Rede Emancipa (Movimento Social de Educação Popular), Juntos e Editora Movimento. Os três dividiram a mesma tenda, cada grupo com seus produtos (livros, pôsteres e doces). “Socializamos nossa barraca”, resume Tatiane Ribeiro, do Mover.

Na tenda do PSTU de Belém, uma exposição de produtos artesanais típicos da região, como cerâmicas marajoara, bombom de castanha, bacuri e cupuaçu, essências, óleos e farinha de macaxeira. Tudo trazido em ônibus, em dois dias e meio de viagem.

Ao final do Congresso, hora de desmontar as tendas, refazer as bagagens e recomeçar as lutas.

 

Rua Senador Feijó, 191. Praça da Sé - São Paulo/SP - CEP 01006000

Telefone: (11) 3106-8206 e 3241-5528. E-mail:  secretaria@cspconlutas.org.br

© CSP-Conlutas - Todos os direitos Reservados.

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Instagram
  • Flickr
  • WhatsApp